terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Exposição: Jean-Michel Basquiat

Fomos conferir a exposição no dia 26 de Janeiro de 2018. Antes de ir, tive que dar uma estudada por cima sobre quem foi Basquiat. Conhecia umas obras dele que estão no MoMA e sabia que na cinebiografia dele, o Andy Warhol foi interpretado pelo David Bowie e que os dois (Andy e Basquiat) eram amigos. Das coisas que eu li, o mais interessante era a influência que Picasso exerceu sobre ele; da época em que ele era criança e viu a Guernica em Nova Iorque, a mesma obra que nós vimos 6 meses antes.



Era o segundo dia e o Centro Cultural Banco do Brasil poderia estar mais cheio, por se tratar de emenda de feriado. Não estava vazio, mas já o vi mais cheio. Tinha mais algumas crianças. Logo na primeira sala, falei para a minha filha mais velha (7 anos) que um dos artistas que mais inspiraram o Basquiat fora Picasso. Ela não podia acreditar. Picasso é o artista preferido dela. Fomos vendo as obras e ela falou que em um quadro ela conseguia ver aspectos que lembravam a Guernica. Eu mostrei outra em que vi traços das obras de Touradas de Picasso na bicicleta do Basquiat.

Esse o quadro que a minha filha viu elementos da Guernica

A minha mais nova (5 anos) achou interessante, mas ela vê muito mais rápido e não pára para analisar a obra como a minha outra filha ainda. A parte preferia dela foi no Hall de entrada, com a parte interativa.

Esse o que achamos a influência das Touradas de Picasso

Tem alguns quadros da parceria entre Basquiat e Andy Warhol, que pelo visto era o que mais atraía o público. Era a sala mais cheia também. Em geral a exposição me surpreendeu bastante e agradou muito. 

Parceria entre Basquiat e Andy Warhol

Não sabia que ele havia trabalhado com cerâmica e tem uma coleção de 45 pratos que ele desenhou. E o senso de humor dele é muito afiado. Algumas das obras tive que explicar para as minhas filhas porque achei graça e o que significava, como a casa de Frank Lloyd Wright para o seu filho. 

Casa de Frank Lloyd Wright para seu Filho

Os estudos de anatomia e ossos que ele faz, é muito interessante. A entrada da sala é na frente dos pratos, que eu passei sem perceber. Era a sala mais vazia, creio que muita gente não viu a entrada como eu.

Pratos



Fizemos no mesmo dia a exposição do Basquiat e o Farol Santander.

Informações:
Exposição: Jean-Michel Basquiat
De: 25/01/2018 à 07/04/2018
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Horário: De quarta à segunda das 9h as 21h.
Entrada: Franca (Reserva de entrada com data e horário marcado no site do EVENTIM)
Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/jean-michel-basquiat-obras-da-colecao-mugrabi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário