quinta-feira, 14 de abril de 2016

Exposição: Grandes Mestres - Leonardo, Michelangelo e Rafael

David de Michelangelo

Fomos pela primeira vez no Espaço Cultural Porto Seguro para ver a exposição Grandes Mestres - Leonardo, Michelangelo e Rafael no dia 10 de Abril de 2016. Preciso dizer que fiquei impressionada com a organização do local. Chegamos e o estacionamento é no próprio complexo, onde tem teatro e o espaço para exposições, além de um restaurante. Se você parasse com cara de duvida para onde ir, vinha uma pessoa simpática que lhe indicava o caminha, mas praticamente todo ponto chave tinha um funcionário para orientar.



Dessa vez o passeio foi feito com alguns colegas, e suas famílias, da minha filha mais velha (5 anos). Marcamos de nos encontrar lá e cada família pegou o número de ingressos que precisava no site. No total foram 8 crianças e 11 adultos, e como em todo grupo grande fomos chegando aos poucos. Eles não deixam entrar muita gente ao mesmo tempo e no início de cada horário, se a pessoa quiser e pedir antes, pode fazer o passeio com um educador que explica as obras. Entramos sem o guia.


Pietà de Michelangelo

A primeira obra (réplica. Todas as obras são réplicas) que encontramos é o David de Michelangelo; eu não sabia que a estátua era tão grande. Sempre vi por fotos e achei que era por esse motivo que me enganei com o tamanho. O guia que estava no local me disse que não, que tínhamos essa impressão por estarmos num espaço bem menor do que a obra original fica e por podermos chegar tão perto dela. Mesmo sendo uma réplica, divino! Um pouco mais para a frente tem a Pietà também de Michelangelo. Eu amo esculturas e essas são de arrepiar. Meu período favorito da História da Arte é o Renascimento.


Escola de Atenas de Rafael

Mais um pouco vemos a única obra de Rafael, pelo menos a que eu sei que era dele, Escola de Atenas. Quando chegamos a educadora estava falando sobre o afresco e era impossível ver. Depois eu fui até ele para apreciar, mas infelizmente as minhas filhas não foram. Junto com a obra do Rafael tinha umas máquinas para interagir e um arco para montar só juntando as peças. Fomos fazer e os pais engenheiros estavam explicando como montar, as crianças mais ousadas queriam montar uma torre em cima como no desenho. Tinha outras três máquinas para ver como funciona as engrenagens e outra mostrando como usando roldanas o peso diminui.


Arco montado pelas crianças

Depois fomos para a parte da Capela Sistina que está muito legal. Minha filha mais velha queria saber como foi pintado no verdadeiro, se o Michelangelo pintou na parede e depois colocaram no teto etc. Falei que eram afrescos e que o pintor precisou fazer toda a obra deitado e durou muito tempo para fazer. Então a minha filha mais nova (3 anos) falou que queria deitar para ver melhor a obra. Tinha umas almofadas no canto e ela foi deitar, logo uma amiguinha da minha outra filha deitou junto para apreciar. 


Capela Sistina do Michelangelo

Depois fomos para a sala das invenções do Da Vinci. A minha mais velha de cara me disse: "Mamãe, eu já vi essas máquinas, não vi? Elas eram maiores da outra vez. Ela estava se referindo a exposição Leonardo da Vinci - A Natureza da Invenção que realmente tinha réplicas maiores e mais coisas para interagir. Isso não quer dizer que não amamos essa parte. O que me impressionou e eu fiz questão de ressaltar para as minhas filhas foi uma ponte, A Ponto do Corno de Ouro, projetada em 1.501 por ele que ainda hoje é moderna e que só foi executada 300 anos depois.


Ponto do Corno de Ouro

Tinha ainda desenhos de estudo do Da Vinci e a Última Ceia que no original foi utilizado óleo sobre estuque. A educadora estava explicando sobre essa obra e as famílias que foram conosco se juntaram para ouvir a explicação. Eu e as minhas filhas não ficamos muito tempo com eles, mesmo a educadora sendo uma pessoa super simpática e a maneira com que ela interagia com o público cativava, estava tão boa que mesmo as amiguinhas da minha filha estavam prestando atenção. Contudo, enquanto todos estavam ouvindo as explicações, as obras que poderíamos interagir não tinha ninguém. Fomos para lá.


Sala das Invenções

Tem uma sala de espelhos e um painel explicando o Homem Vitruviano em que você pode tirar a sua foto fazendo a pose clássica.


Última Ceia de Leonardo da Vinci

Perguntei depois para as minhas filhas o que elas mais gostaram e me responderam que foi a Capela Sistina. A mais velha falou que ficou imaginando como o Michelangelo teria feito, se não teria caído muita tinta nele etc. As amiguinhas da mais velha não paravam de falar do David. Que era uma estátua muito grande e que dava para ver o pipi dele (sempre com risadinhas envergonhadas depois). 


Educadora explicando a Última Ceia

Depois fomos comer no restaurante do complexo. O lugar é muito bonito e a comida boa, mas o atendimento foi péssimo no sentido deles terem se atrapalhado muito. Estávamos em 16 pessoas e a comida veio em prestação. Primeiro os peixes, depois de meia hora, os pratos de macarrão das crianças, mais meia hora a salada e um outro prato pedido e mais uns quarenta minutos para chegar o macarrão dos adultos. Tirando isso, o atendimento foi bom, os garçons eram simpáticos e prestativos.


Anotações de Leonardo da Vinci

Informações:
Exposição: Grandes Mestres - Leonardo, Michelangelo e Rafael
De: 30/01/2016 à 08/05/2016
Local: Espaço Cultural Porto Seguro
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610 - Campos Elíseos
Horário: De terça à sábado das 10h as 19h. Domingos e Feriados das 10h as 17h.
Entrada: Franca (Reserva de entrada com data e horário marcado no site do Ingresso Rápido https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=46564#!/tickets )
Site: http://www.espacoculturalportoseguro.com.br/exposicoes/grandes-mestres.html
Estacionamento: no local e gratuito por 1h30 e com 50% de desconto para clientes Porto Seguros nas demais horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário